Uma das fases mais importantes na modificação de uma máquina ou linha de produção é a engenharia antes do trabalho de conversão. Ela estabelece os fundamentos para a qualidade da implementação subsequente. O objetivo é desenvolver soluções de segurança técnica para máquinas e sistemas.
Este modelo inclui:
A tec.nicum define os elementos de segurança necessários e investiga os valores PL, SIL e PFHd* obrigatórios. Ao mesmo tempo, a equipe especializada da tec.nicum pode mostrar a você a melhor maneira de implementar a modificação.
Com base na norma ISO 13589-2:2012, a tec.nicum produz todos os documentos (plano de validação, listas de erros, cálculos, etc.) e realiza a validação de funções de segurança através de análises e testes.
A tec.nicum verifica diagramas de circuito para os sistemas elétrico, pneumático e hidráulico e calcula o nível de desempenho (PL) e PFHd* para cada função de segurança. Os resultados da validação são documentados em desenhos gerados por nosso pessoal especializado.
* Probabilidade de falhas perigosas por hora
Os especialistas da tec.nicum são qualificados para gerenciar vários tipos de projetos de modificação, desde o planejamento até a colocação em serviço ou projetos prontos para uso completos para uma máquina totalmente compatível.
Nossos engenheiros procedem da seguinte forma:
Em projetos de modificação, os especialistas da tec.nicum consideram os riscos específicos e os requisitos individuais, como a acessibilidade ao sistema, para garantir que a solução mais eficiente seja desenvolvida da forma mais econômica possível.
O tec.nicum Schmersal realiza, por exemplo, a medição de movimento inercial para tempo de reação de movimentos perigosos de maquinas, a qual define distâncias de segurança dos produtos perigosos de acordo com EN 13857:2011. Além disso, a partir de 2017 as seguintes medições também são oferecidas: interferência eletromagnética (EMC), ruído (NOI), vibração (VIB), entre outras.
A tec.nicum realiza os testes necessários segunda a ISO 60204-1 e verifica se os requisitos foram atendidos para os dispositivos elétricos e eletrônicos na Europa, de acordo com a Diretiva de Maquinário 2006/42/EU: