SCHMERSAL
MENU
E-book Grátis

Acompanhe as orientações da norma regulamentadora sobre a necessidade destes componentes dos sistemas de segurança de máquinas e equipamentos. 

O ser humano ainda não aprendeu a parar o tempo. Mas é possível interromper os movimentos perigosos das máquinas e equipamentos da indústria em instantes, para evitar muitos problemas. É por isso que a NR-12 é tão importante para a segurança dos profissionais, pois entre suas inúmeras orientações, reforça a importância do uso de dispositivos de parada de emergência. 

/

E com informações do especialista em normas de segurança de máquinas e equipamentos da Schmersal, José Amauri Martins, vamos refletir a importância da aplicação correta de dispositivos de parada de emergência na indústria brasileira. 

Afinal, não dá para ficar “parado no tempo” quando o assunto é segurança. E, sabemos que, na sua rotina de trabalho, você precisa lidar com chaves, sensores, proteções mecânicas, relés e controladores, entre muitas outras soluções, e acaba nem se lembrando do quanto estes itens são essenciais para manter a vida dos trabalhadores brasileiros.

Falamos isso pois os números de acidentes do trabalho da indústria brasileira poderiam ser bem menores se todos cumprissem e se atualizassem com as orientações da NR-12. Em cinco décadas, por exemplo, foram registrados 42,7 milhões de acidentes do trabalho, conforme lembrado pela Rede Brasil. Então, não dá para esperar mais quando o assunto é promover a segurança, não é mesmo? 

O que diz a NR-12 sobre dispositivos de parada de emergência

Para começar, devemos lembrar o item 12.6, que aborda a aplicação de dispositivos de parada de emergência. Nele, a NR-12 diz: as máquinas devem ser equipadas com um ou mais dispositivos de parada de emergência, por meio dos quais possam ser evitadas situações de perigo latentes e existentes.

Além disso, a norma regulamentadora reforça no item 12.6.2 que os dispositivos de parada de emergência devem ser posicionados em locais de fácil acesso e visualização pelos operadores em seus postos de trabalho e por outras pessoas, e mantidos permanentemente desobstruídos.

E sabe por que a NR-12 exige que máquinas e equipamentos sejam equipados por eles? Porque o próprio nome da solução, que é um dos componentes dos itens do sistema de segurança da máquina, justifica sua necessidade. 

Logo, em momento de pânico ou falhas, ao ser acionado, o dispositivo de parada de emergência deve paralisar os movimentos perigosos, impedindo ou interrompendo o acidente. E esta orientação faz parte na NR-12 desde sua primeira versão, em 1978. Por isso, interromper movimentos perigosos, em circunstância de riscos, é fundamental para preservar a integridade física dos trabalhadores e manter a produtividade da indústria brasileira. 

Vale ressaltar que hoje o maior risco da parada de emergência em máquinas está associado a maneira como foram instalados os dispositivos, principalmente nas máquinas mais antigas.  Portanto, quando não são seguidos os requisitos necessários estabelecidos nas normas técnicas durante a instalação, a segurança dos trabalhadores e eficiência da indústria podem ser prejudicados.

Desta forma, é importante confiar nos profissionais responsáveis pela atualização e aplicação da NR-12 no ambiente de trabalho. Pensando nisso, a Schmersal tem o departamento de soluções, que realiza a Adequação em Maquinas e Equipamentos. Se estiver precisando de ajuda neste ponto, basta entrar em contato conosco: https://nr12.schmersal.com.br/quero-adequar.php

Saiba mais

E-book Grátis