SCHMERSAL
MENU
E-book Grátis

Empresas devem reservar alguns momentos para periodicamente realizarem inspeções, usando o tempo a favor da segurança e mantendo as atividades adequadas à NR-12.

A indústria brasileira tem sido fundamental para o enfrentamento do novo coronavírus. Muitas empresas seguem trabalhando para produzirem alimentos, medicamentos e equipamentos usados pelo setor de saúde, entre outros setores que hoje, mais do que nunca, tornaram-se fundamentais para a segurança e qualidade de vida de quem está dentro de casa. Mas também existem muitas empresas que reavaliaram suas operações, adotando novos horários de trabalho e até mesmo paralisando as atividades por um determinado período, tanto como medida de tentar reduzir os contatos físicos e proteger os trabalhadores, como também estratégia econômica, para tentarem manter os balanços positivos neste momento de incertezas.

src=http://www.schmersalbrasil.com.br/nr12/news_images/importancia_das_adequacoes.jpg

Em todos os casos, a avaliação interna não pode ser deixada em segundo plano. Seja com a maioria das atividades produtivas paralisadas ou reduzidas, ou nas empresas ainda em funcionamento, é importante que seja analisada a possibilidade de fazer inspeções nas máquinas e equipamentos com frequência, avaliando principalmente três fatores, que são:

- Funcionalidade;
- Estado de conservação dos principais componentes responsáveis pelos movimentos da máquina;
- Sistemas de comando de segurança.

Esta inspeção atende à NR-12, que já faz a previsão para que os operadores das máquinas, antes de iniciarem o período de operação, façam a inspeção dos sistemas de segurança. Mas também é importante reservar um tempo para realizar a avaliação completa. As máquinas e equipamentos devem ser submetidos a inspeção dos itens que influenciem na segurança, na forma determinada pelo fabricante.

Vale ressaltar que esta avaliação de máquinas e equipamentos deve ser executada por um profissional legalmente habilitado, e os trabalhos devem ser de acordo com as normas técnicas oficiais ou normas técnicas internacionais aplicáveis. Se constatadas anormalidades que afetem a segurança do operador, devem ser relatados para o departamento responsável pela manutenção ou contratar empresa qualificada para realizar as correções necessárias.

O tempo destinado para a avaliação de uma máquina depende do tamanho e complexidade. É importante que ela esteja com os movimentos paralisados, favorecendo o técnico ingressar com segurança nas áreas de risco sem sofrer acidentes. A avaliação, revisão e readequação das máquinas, caso seja necessário, impedirá no futuro próximo, quando as atividades voltarem ao ritmo normal, que essas não venham sofrer paralisações, contribuindo para uma ampla produção sem interrupções.

E confie nas soluções de segurança da Schmersal ao implantar um projeto para proteção da sua empresa. A equipe técnica está preparada para atendê-lo com produtos e tecnologias de alto nível durante a sua adequação. Entre em contato e saiba mais: https://www.schmersal.com.br/fale-conosco/suporte/

Baixe agora o novo e-book gratuito e aprenda com a Schmersal a implementar a NR-12

Fique por dentro da atualização da NR-12! Para você não perder nenhuma nova informação e manter a segurança das suas operações e dos trabalhadores, a Schmersal atualizou o e-book gratuito e exclusivo. Faça agora o download: https://conteudo.schmersal.com.br/ebook-nr-12-atualizado

Saiba mais

E-book Grátis