"a normalização e a utilização de Normas Técnicas são, reconhecidamente, fatores relevantes para o incremento e para a promoção da competitividade, tanto no mercado interno quanto no potencial mercado externo"

Desnecessário, exagero, relaxo, falta de informação. Muitos empresários não investiam em segurança no passado, pois não entendiam o seu valor no negócio. Estes, quando eram fiscalizados, ignoravam as orientações das autoridades, não cumprindo com suas obrigações. Mas com a revisão da Norma Regulamentadora 12 no Brasil em 2010, muitos empresários “abriram os olhos” para a necessidade de assegurar máquinas e equipamentos. O prazo para adequação da NR-12 nos ambientes de trabalho terminou em 2012, ou seja, se sua empresa ainda não buscou atender aos requisitos da norma, está atrasada. E nos dias de hoje, manter-se desatualizado reflete diretamente nos resultados dos negócios – quem fica para traz, perde oportunidades!

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) afirmam que “a normalização e a utilização de Normas Técnicas são, reconhecidamente, fatores relevantes para o incremento e para a promoção da competitividade, tanto no mercado interno quanto no potencial mercado externo” (confira o conteúdo na íntegra). E isso se aplica não só a utilização de Normas Técnicas, como também à utilização das Normas Regulamentadoras.

Hoje, o setor de usuário de máquinas está cada vez mais consciente da necessidade de cumprir com as exigências NR-12. Muitas empresas no Brasil, sequer foram fiscalizadas e estão investindo em adequações que deixam o ambiente de trabalho mais seguro. Você faz parte desta parcela do mercado?

Os negócios que representam esta parcela do setor estão aproveitando as oportunidades do mercado, principalmente os fornecedores ou sistemistas, que oferecem produtos para grandes empresas. Eles já estão atentos à NR-12 porque as grandes empresas de inúmeros mercados – seus compradores – exigem que estas normas sejam cumpridas para realizarem negócios. Eles inspecionam fábricas, solicitam certificações, selos e licenças que comprovam a segurança do ambiente de trabalho para homologarem seus fornecedores.

Quais valores a adequação da NR-12 traz para os negócios?

Negócios que priorizam a adequação da NR-12 em máquinas e equipamentos, além de garantirem a segurança do ambiente de trabalho, agregam os seguintes valores às operações:

- Otimizam o uso dos recursos, por meio da utilização adequada de equipamentos e materiais.
- Garantem a uniformidade da produção.
- Facilitam treinamentos dos trabalhadores, melhorando o nível técnico da equipe.
- Reduzem custos gerados por desperdícios.
- Aumentam a produtividade e qualidade.
- Têm melhor controle dos processos internos.

E tudo isso reflete no valor do seu negócio. Desta forma, a adequação em segurança funciona como um argumento positivo para quem quer comprovar seu valor no mercado, mantendo-se à frente dos que não buscam a adequação. Elas atendem não só as exigências dos compradores, como também dos consumidores, que estão cada vez mais preocupados com a forma como as empresas presam pela segurança internamente. Ao mostrar que os negócios se preocupam com a NR-12, é possível obter confiança do mercado e do público, e este é o valor base de todo negócio.

Quer saber mais sobre como a NR-12 pode agregar valor aos negócios, e conhecer as orientações Schmersal para sua segurança? Entre em contato: clique aqui.