Análise de riscos: 3 dicas para você priorizar na sua indústria
Aqui estão as razões para que este procedimento seja realizado nas máquinas e equipamentos da indústria. Acompanhe!
Existe um termo que começou a fazer muito sucesso entre as indústrias após a publicação da revisão da NR-12. Sabe do que estamos falando? Da análise de riscos!
Este procedimento realizado para adequação da segurança em máquinas e equipamentos é essencial para os negócios atenderem às exigências da norma regulamentadora.
Entretanto, ainda existem muitas dúvidas sobre o porquê de realizá-lo. Neste sentido, alguns gestores acabam ignorando sua importância no chão de fábrica.
Entretanto, conforme explica o especialista em normas de segurança de máquinas e equipamentos da Schmersal, José Amauri Martins, em artigo para a Revista Proteção, a análise de riscos é o item principal e necessário para ser implementado nas operações, independentemente da origem ou período de fabricação dos ativos.
Com base no seu conteúdo, trouxemos aqui 3 dicas para você priorizar a análise de risco na indústria e evitar os principais erros neste sentido. Confira!
Análise, avaliação ou apreciação de risco?
Antes de começar, lembre-se que a análise, avaliação e apreciação de risco são procedimentos diferentes, apesar de os nomes serem parecidos. Já explicamos cada uma delas aqui no blog, mas vale a pena relembrar:
As análises individuais dos perigos podem resultar em estimativas de riscos diferentes.
A avaliação dos riscos é o julgamento com base na análise de riscos do quanto os objetivos de redução de riscos foram atingidos.
E a apreciação de riscos é o processo completo que comtempla a análise de riscos e a avaliação de riscos.
Agora, vamos as dicas que justificam sua importância para a segurança de máquinas e equipamentos?
Dica 1: diagnosticar é o melhor remédio para evitar futuros problemas
Conforme explica José Amauri Martins, a análise de riscos é um procedimento similar a ida de um paciente ao atendimento médico. Após diagnósticos, são obtidos dados que indicam anormalidades e, assim, são curados os problemas antes mesmo de acontecerem, por exemplo.
Da mesma forma, a análise de riscos contribui para que condições inseguras sejam contidas e melhoradas, garantindo assim a saúde e até mesmo a vida dos operadores de máquinas e equipamentos industriais.
Vale reforçar que a análise de riscos deve seguir os critérios da norma técnica ABNT NBR ISO 12100 2013, Segurança de máquinas, Princípios gerais de projeto, Apreciação e redução de riscos.
Dica 2: oportunidade de realizar melhorias baseadas no conhecimento de quem entende
Se ao realizar a análise de riscos forem diagnosticados fatores que já estão afetando a sua produtividade, esta então se torna uma grande oportunidade para realizar melhorias e garantir a competitividade no mercado.
Porém, lembre-se: mais uma vez comparando com a medicina, assim como os profissionais da saúde precisam de registros, a análise de riscos também só pode ser realizada por especialistas. São engenheiros que emitem a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), instrumento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Desta maneira, ele se responsabiliza pelos dados obtidos, como também pelos apontamentos das adequações necessárias, de acordo com explicações de Martins.
Dica 3: permite a otimização de investimentos e redução de custos
A análise de riscos não pode ser uma atividade empírica, deve seguir critérios técnicos, observando a norma técnica ABNT NBR ISO 12100-2013 - Segurança de máquinas - Princípios gerais de projeto - Apreciação e redução de riscos
Para concluir, saiba que ao realizar a análise de riscos, as empresas estão investindo não só na segurança, como também reduzindo riscos de terem outros gastos devido a não realização do procedimento. Não estamos falando apenas das penalidades por não cumprir com as exigências da NR-12, mas também dos custos gerados por acidentes de trabalho ou paradas na produção.
Precisa de ajuda para realizar a análise de riscos da sua indústria? A Schmersal tem o departamento de soluções, que realiza a Adequação em Maquinas e Equipamentos. Basta entrar em contato: Quero adequar