SCHMERSAL
MENU
E-book Grátis

Como a Análise, Avaliação e Apreciação de Riscos passou a ser abordada com a nova revisão de NR 12?

Com a publicação da revisão do texto da NR 12, um novo termo começou a ser abordado por profissionais que atuam no chão de fábrica, por projetistas de máquinas ou por engenheiros consultores de segurança. A preocupação é entender e aplicar uma das mais importantes necessidades exigidas na NR 12. Inicialmente o termo era citado de maneira simples e equivocada como Análise de Riscos. Com a publicação da norma ABNT NBR ISO 12100, em 2013, ela mostrou os novos caminhos e métodos corretos para elucidar o assunto.

Por que a NR 12 é uma regulamentação de caráter obrigatório?

É importante salientar que a NR 12 é um documento oficial, é a regulamentação de uma lei, o seu cumprimento é de caráter obrigatório. De forma genérica, ela pauta as necessidades mínimas de segurança que as máquinas e equipamentos devam ter para que o processo produtivo e a integridade física dos operadores sejam preservadas. 

src=http://www.schmersalbrasil.com.br/nr12/imagens/conteudo/seguranca_maquinas_3.jpg

Quais são os processos que devem acompanhar a NR 12?

A NR 12 é um relatório sequencial, que indica o que deve ser feito, mas não contempla com profundidade a solução necessária. A maneira para conseguir atingir o grau de segurança desejado só é possível com a Análise, Avaliação e Apreciação dos Riscos.

Qual norma deve ser seguida como referência para a Análise, Avaliação e Apreciação de Riscos nas máquinas?

Todos os procedimentos devem ter como referência a norma ABNT NBR ISO 12100:2013 - Segurança de máquinas – Princípios gerais de projetos – Apreciação e redução de riscos. Ao iniciar o estudo, devem ser analisados os limites de uso, de tempo e de espaço da máquina, além dos limites adicionais que inclue o ambiente de trabalho onde é instalada. A seguir devem ser identificados todos os perigos e consequentemente os valores dos riscos associados à cada perigo encontrado. Para isso é importante dividir a máquina em partes onde são executadas as tarefas que expõe os trabalhadores aos riscos. 
As análises individuais dos perigos podem resultar em estimativas de riscos diferentes. A avaliação dos riscos é o julgamento com base na análise de riscos do quanto os objetivos de redução de riscos foram atingidos. A apreciação de riscos é o processo completo que comtempla a análise de riscos e a avaliação de riscos.

Quais são os processos necessários para obter a redução necessária dos riscos em máquinas e equipamentos?

Para atingir a redução necessária dos riscos existentes em uma máquina, é fundamental realizar o procedimento da análise e apreciação de riscos e, consequentemente a documentação completa gerada. Os dados obtidos na análise e apreciação dos riscos serão a base para se projetar e construir as soluções para as adequações. 

O que acontece quando uma Apreciação de Riscos não for bem realizada? 

Se esse processo tiver falhas, o resultado para a redução dos riscos não será atingido, comprometendo a segurança do operador da máquina e o investimento financeiro realizado. A apreciação de riscos deve indicar quais as soluções possíveis de serem adotadas e quais as normas técnicas pertinentes em cada caso.

Qual o tipo de profissional que está apto para elaborar a apreciação de riscos em máquinas?

Esse trabalho deve estar sob a responsabilidade de um profissional legalmente habilitado e capacitado, com registro no conselho de classe, que emitirá a ART-CREA – Anotação de Responsabilidade Técnica.
A Schmersal oferece soluções completas para de adequação da NR 12. Possuímos uma equipe com profissionais habilitados e capacitados para elaborar todo projeto que sua empresa necessita.

Gostaria da ajuda de um de nossos consultores?

Saiba mais

E-book Grátis