O primeiro passo para implantar a NR 12 nas empresas é realizar relação atualizada das máquinas e equipamentos existentes.

Cada máquina que se enquadra na NR 12 deve ter uma apreciação de riscos. Ela é o conjunto da análise e da avaliação de riscos e tem como objetivo identificar quais são os perigos que a máquina ou equipamento possuem e consequentemente do nível dos riscos dos respectivos perigos em cada fase de vida da máquina. 

A norma técnica que trata da apreciação de riscos é a ABNT NBR ISO 12100:2013 - Segurança de máquinas - Princípios gerais de projetos - Apreciação e redução de riscos. 

Entenda a diferença de análise, avaliação e apreciação de riscos

Análise de risco: é a especificação dos limites da máquina, identificação de perigos existentes e estimativa dos riscos associados.

A máquina apresentará risco desprezível, baixo, alto, muito alto ou inaceitável e este valor poderá implicar em uma redução de risco adequada.

Temos um curso sobre esse tema 

Avaliação do risco: é o julgamento com base na análise de risco, do quanto os objetivos de redução foram atingidos. Uma redução de risco adequada deve atender ao menos as exigências legais, utilizando as melhores tecnologias disponíveis e consagradas.

Uma máquina que possui uma redução de risco adequada estará de acordo se as medidas tomadas pelo projetista forem:
a) medidas de projeto inerentemente seguras; 
b) proteções de segurança e medidas de proteção complementares;
c) informações para uso (procedimentos operacionais para utilização da máquina compatíveis com a capacitação dos usuários e outras pessoas expostas, recomendações de práticas de trabalho seguras com requisitos de treinamentos necessários, avisos/sinalizações e dispositivos de alertas, manual de instruções e descrição de equipamentos de proteção individual recomendados com respectivos treinamentos para seu uso).

Por isso é importante estar em conformidade com as normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis. 

Apreciação de riscos: é o processo completo que compreende a análise e a avaliação de risco.

As Normas técnicas nacionais vigentes para boas práticas de apreciação de riscos são: 

ABNT NBR ISO 12100:2013 
Segurança de máquinas — Princípios gerais de projeto - Apreciação e redução de riscos

ABNT ISO/TR 14121-2:2018 
Segurança de máquinas - Apreciação e riscos 
Parte 2: Guia prático e exemplos de métodos

ABNT NBR 14153:2013
Segurança de Máquinas 
Partes de sistemas de comando relacionados à segurança – Princípios gerais para o projeto

ABNT NBR ISO 13849-1:2019 
Partes de sistemas de comando relacionados à segurança 
Parte 1: Princípios gerais para o projeto

ABNT NBR ISO 13849-2:2019
Partes de sistemas de comando relacionados à segurança 
Parte 2: Validação