SCHMERSAL
MENU
E-book Grátis

Aprenda agora sobre as exceções apresentadas pela norma e evite um erro bastante comum na instalação destes componentes de segurança durante a adequação da indústria.

/

Recentemente, trouxemos aqui no blog informações para responder uma dúvida muito comum entre os profissionais da indústria: por que máquinas e equipamentos devem conter dispositivos de parada de emergência?

Porque, mais que atender às exigências da NR-12, estes componentes dos sistemas de segurança presentes nos ativos são fundamentais para interromper os movimentos perigosos das operações em instantes.

Agora, que tal irmos além neste assunto? Então, vamos nos aprofundar no que a norma regulamentadora tem a dizer sobre a aplicação dos dispositivos de parada de emergência para entender melhor sua importância.

E estas explicações são baseadas em dados compartilhados pelo especialista em normas de segurança de máquinas e equipamentos da Schmersal, José Amauri Martins.

Exceções à regra
Para começar, é importante compreender o porquê de a NR-12 apresentar algumas exceções à obrigatoriedade de aplicação de dispositivos de parada de emergência em máquinas e equipamentos.

Segundo o item 12.6.1.2, isso se refere às máquinas autopropelidas e às máquinas e equipamentos nas quais o dispositivo de parada de emergência não possibilitam a redução do risco.

De acordo com Martins, existem algumas exceções, como, por exemplo, as máquinas manuais. Pois, tratando-se deste acionamento, o operador está usando as mãos para operar o movimento da máquina. Logo, em qualquer eventualidade, ao tirar a mão do acionamento, interromperá o movimento.

Para completar, em máquinas que não têm parada assegurada dos movimentos, a parada de emergência, os dispositivos não terão eficiência. Isso porque mesmo com o acionamento da emergência fazendo o desligamento, continuarão os movimentos da inércia.

Cuidados com erros na instalação
Continuando, vamos ao item 12.6.2, que diz respeito à instalação dos dispositivos de parada de emergência. Segundo a NR-12, estes componentes “devem ser posicionados em locais de fácil acesso e visualização pelos operadores em seus postos de trabalho e por outras pessoas, e mantidos permanentemente desobstruídos”.

Sobre isso, nosso especialista nos traz com uma importante constatação sobre o setor. A falta de conhecimento técnico das características da máquina e do circuito de construção e monitoramento do sistema de segurança refletem em erros nas instalações.

Mas estes equívocos podem ser evitados durante a adequação à NR-12. Para isso, siga esta orientação de Martins: consulte profissionais que entendem do assunto e têm domínio da leitura da norma regulamentadora. Eles também precisam ter compreensão das normas técnicas específicas para circuitos de parada de emergência.

Você sabia que a Schmersal pode te ajudar a evitar estes erros? Isso porque temos um portfólio completo soluções de segurança industrial que atendem às necessidades da indústria de todo o Brasil e no mundo.

Ainda temos um departamento focado na Adequação em Máquinas e Equipamentos. Portanto, se estiver precisando de ajuda neste ponto, basta entrar em contato conosco: https://nr12.schmersal.com.br/quero-adequar.php

Saiba mais

E-book Grátis