SCHMERSAL
MENU
E-book Grátis

A quarta revolução industrial – a indústria 4.0 – está acontecendo, e isso não é mais novidade. As empresas estão investindo cada vez mais em automação e no aproveitamento de dados para alavancarem a performance de seus negócios. A presença de tecnologias nos processos industriais já é realidade. E máquinas inteligentes exigem segurança inteligente. Assim, as atividades estão tornando-se cada vez mais seguras.

As empresas que estão investindo em inovações para ampliarem a produtividade e segurança dos negócios estão caminhando lado a lado com o futuro. Mas as que ainda não se adequaram, ou que sequer priorizam a NR-12 em suas demandas… Infelizmente, estas já têm os dias contados. Muitas delas podem desaparecer em cerca de 10 anos, caso não invistam em novos componentes de segurança.

Hoje, segundo matéria publicada no portal de notícias “Terra” (http://bit.ly/2vdqgk2), o Brasil está na 64ª posição do Índice Global de Inovação. Nos próximos 10 anos, apenas 15% das indústrias brasileiras serão totalmente 4.0, conforme estima a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento).

src=http://www.schmersalbrasil.com.br/nr12/imagens/blog/empresas-vao-parar-de-operar.jpg

Este cenário já vem se desenhando, conforme dados divulgados no Mapa do Trabalho Industrial 2020-2023 do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). No levantamento, é afirmado que profissões ligadas à tecnologia estão entre as que mais vão crescer nos próximos anos. O Brasil terá que qualificar 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico e qualificação profissional até 2023. O número é reflexo das mudanças tecnológicas e da automação dos processos de produção, que cada vez mais demanda processos robotizados. (Acesse o conteúdo na íntegra: http://bit.ly/3cQLSnj).

Como já disse aqui no blog (https://nr12.schmersal.com.br/a-nova-nr-12-e-a-industria-4-ponto-zero.php), a revisão da Norma Regulamentadora NR-12 está alinhada a esta transição no chão de fábrica. Desde julho de 2019 – Nova NR 12, foram ampliados os conceitos técnicos, exigindo a modernização do sistema produtivo a favor da segurança.

Por isso, leitores, não deixe para última hora para fazer o processo de adequação da sua máquina e equipamento. A implantação de tecnologias atualizadas permite que processos sejam acionados de forma automatizada, sem participação do operador e, assim, garantindo mais segurança ao processo produtivo. Além disso, tornará seu negócio mais competitivo, com processos mais rápidos e flexíveis. Já ressaltei uma vez, e vale a pena repetir: a Indústria 4.0 não é imaginar o futuro; é o presente em que a tecnologia está disponível e faz parte do dia a dia.

Caso deseje saber mais sobre NR-12 e as orientações Schmersal para sua segurança na indústria 4.0, entre em contato: clique aqui.

Saiba mais

E-book Grátis