SCHMERSAL
MENU
E-book Grátis

Por que me preocupar com dispositivos de parada de emergência?

Além de ser uma exigência da NR 12, estes equipamentos garantem mais segurança aos operadores

Os dispositivos de parada de emergência são exigidos pela NR 12, porém existem diversas interpretações sobre seu uso. Afinal, qual é a importância deles e como contribuem para a segurança na indústria e integridade dos operadores que lidam diariamente com máquinas e equipamentos?

Máquinas do ambiente de trabalho devem ser equipadas com um ou mais dispositivos de parada de emergência, assim evitando situações de perigo latentes e existentes. É preciso analisar sua aplicação, pois os dispositivos não devem ser utilizados em máquinas nas quais sua aplicação seja ineficaz, ou seja, não reduza o risco de acidentes. Caso a adequação não seja feita de maneira correta, as empresas podem ser autuadas.

NR

Primeiro de tudo, é importante que a função de parada de emergência esteja disponível e operacional a todo momento, estando acima de outras funções e operações. Isso é fundamental para evitar o surgimento ou reduzir os riscos existentes às pessoas, danos as máquinas ou ação em curso. Entre os requisitos necessários para os dispositivos estão:

  • Suportar as condições de operação e do ambiente;
  • Ser aplicado de forma a auxiliar, mas não substituir medidas de segurança;
  • Possuírem acionadores projetados para fácil atuação do operador;
  • Prevalecer sobre os comandos e ter tempo de ação hábil, sem provocar riscos;
  • Serem monitorados por sistemas de segurança.

Quando a função de parada de emergência for ativada, deve ser mantida até que seja reiniciada manualmente, exigindo rearme ou reset manual somente após a correção do evento que motivou o acionamento da parada de emergência, ou seja, o rearme não pode iniciar a partida da máquina.

Em suma, os dispositivos de parada de emergência devem fazer parte do projeto da máquina, estancando movimentos perigosos e seguindo as categorias de paradas 0 e 1, seguindo as indicações das partes da máquina que devem parar os movimentos ou seu desligamento total ou parcial.

Saiba mais

E-book Grátis