Ao realizar ações para evitar acidentes do trabalho e estar em dia com a norma, a empresa evita diversas consequências, sendo elas:
- Humanas: um acidente do trabalho pode prejudicar tanto física como psicologicamente, o dia a dia do trabalhador, acarretando em limitações e deficiências temporárias ou permanentes, e em alguns casos levando a vítima a óbito.
- Econômicas: um acidente do trabalho é garantia de prejuízo para todas as partes – vítima, empresa e governo. Na área pessoal do trabalhador, interfere diretamente na renda familiar. Para a empresa, existem prejuízos com afastamentos, custos com advogados e indenizações, além de possíveis reparos na área em que ocorreu o acidente. E para o governo, existem os custos para a previdência no caso de acidentes de maior gravidade com afastamentos.
- Propositais: em alguns casos o acidente no trabalho pode acontecer de forma intencional, em que o trabalhador se submete a uma situação de risco, para ser lesado fisicamente e assim conseguir benefícios ou uma indenização.